março 15, 2013

DICIONÁRIO: Loafers

Sapatos para todos os gostos e ocasiões.

Que os tênis continuam em alta isso é verdade, mas agora a vez é dos sapatos. Eles estão de volta ao topo da moda e muitos modelos voltaram à cena e, principalmente, às lojas. Comemoremos! Já não era sem tempo dos homens terem mais espaço na moda e mais opções. O Brasil demorou a acordar para a moda masculina (e muitos de vocês ainda relutam), mas agora as coisas estão andando bem.

Loafers Gucci para os chiques e poderosos.

De lojas de departamento (Renner, Riachuelo, C&A, Zara) a marcas tradicionais (Richards, VR, Crawford), novas marcas que tiveram um papel importante nesse despertar (Sérgio K, Rich, Osklen, Reserva, Noir, Le Lis) e, claro, as grandes gigantes e luxuosas marcas internacionais que não param de aportar por aqui.

Casual chique para trabalho ou diversão.

Voltando aos sapatos, a dica do Trends é você deixar de preconceito e abraçar essa causa. especialmente você que já é um homem adulto e profissional. Não que não não possa usar tênis. Claro que pode! O Trends adora os tênis, mas use-os de uma forma mais elegante e adulta. 

Loafers clássicos ou modernos.

Hoje os sapatos que você conhece aqui são os Loafers. Me lembro que na década de 90 - quando eu desfrutava os doces anos de minha adolescência - os loafers eram uma febre no Brasil. Até meninas se renderam a eles. Sendo assim, aproveitem essa volta bacana e esse modelo versátil que vai do trabalho para o happy hour e até mesmo algumas ocasiões mais formais.

Modelos casuais em couro ou camurça. Solados em madeira ou borracha. Solados coloridos: a bola da vez!

Para reconhecer um Loafer preste atenção a um detalhe bem evidente: a faixa no peito do pé - em outros casos podem ser detalhes em franjas e até fivelas. Eles são feitos de vários pedaços de couro (camurça, etc.) e diferem dos mocassins nesse ponto. Os mocassins são feitos de um pedaço inteiriço e devem ser macios, maleáveis, enquanto os loafers não necessariamente.

Preppy ou College? Inspire-se nos universitários americanos  mauricinhos. Eles sabem o que fazem.

O modelo é indiscutivelmente uma referência aos estudantes mauricinhos americanos (hoje a moda deles está no topo do mundo e é conhecida como college e preppy). Tido como um sapato de verão ele é informal e casual. Mais informal que a maioria dos sapatos de verão. 

Black tie, formal ou descolado?

É aquele sapato versátil. Combinado com peças casuais ele levanta a produção com sua formalidade. Já combinado com peças mais formais ele dá um toque casual. Couro, camurça, neutros ou coloridos? o modelo que você escolher vai determinar se passará uma imagem mais formal ou casual. Veja o que lhe é mais conveniente. Se você é uma pessoa que tem mais compromissos casuais e convive (profissionalmente e pessoalmente) em ambientes mais casuais então a escolha é um modelo casual.

Modelos clássicos para os mais formais ou você que precisa dar um toque de classe de vez em quando.

Lembre-se que os sapatos são extremamente importantes na imagem que você quer passar e passa. E não é segredo pra ninguém que as mulheres prestam muita atenção a eles. Nós nos decepcionamos profundamente e isso é um fator de eliminação. Acredite.

Casual com calça, casual com bermuda, casual do jeito que você quiser.


Nenhum comentário: