maio 06, 2013

ESTILO: Casamento Para Homens Modernos


Casamentos são sempre ocasiões em que os olhos se voltam muito mais para a noiva do que para o noivo, e nessa os bonitos foram ficando cada vez mais esquecidos no que se refere ao estilo. Muita gente tem dificuldade em encontrar uma vestimenta que vista bem e não tenha aquela cara de 1900 e caixinhas de fósforos atrás. Em cidades do interior - e digo por experiência de produtora de moda no interior - fica ainda mais difícil de encontrar algo que não tenha uma modelagem antiga e tecidos brilhantes e estranhos.


Chega! Vamos dar um jeito nesse problema de uma vez por todas ok? Acompanhe as dicas especiais - encomendadas pela minha querida amiga Valéria Gandra que se casa em breve - e roube um pouco da atenção da noiva pra você, afinal, o dia também é seu né?


Comecemos pelos clássicos e convencionais que querem um visual sem erros e atemporal. Para vocês a dica é simples: esqueça os fraques e meio-fraques e aposte em ternos de cor neutra (preto, variações de cinzas, marinho), colete ou suspensório, gravatas (finas ou não) e um belo sapato liso. Escolha tecidos sem brilho que são mais atemporais ok?


Se quiser dar uma modernizada para os dias atuais, mas sem exagerar demais, a dica é apostar nas gravatas borboletas que são o "fino da brasa" hoje em dia. Assim como os suspensórios. Ou seja, pode combinar a gravata borboleta com o suspensório ou com o colete, caso se sinta mais confortável e queira uma produção mais séria. Para climas quentes eu indico o suspensório, claro.


É bom lembrar que com a gravata borboleta é possível escolher diferentes tipos de produções. Desde as mais convencionais, até as mais contemporâneas, com cores e estampas casuais como o xadrez vichy. Um detalhe muito importante em qualquer que seja a sua escolha é o caimento da roupa, como falei no post sobre os princípios de estilo.


Nos dias de hoje os ternos pedem uma modelagem mais ajustada, mas veja bem, isso não significa que você precisa usar um terno super justo, apenas procure um caimento mais rente ao corpo, pois isso irá deixá-lo mais esbelto e em dia com o shape. Peças largas fazem você parecer maior do que é, e isso não é bom, já que escondem suas formas e passam uma imagem até desleixada.


Entenda que peças grandes são aquelas maiores que você ok? Não significa que não possa apostar em um terno de corte mais tradicional, com boca reta se é o que te deixará mais à vontade. Só tenha certeza de passar por um ajuste com o alfaiate para que a roupa acompanhe as suas medidas e lhe caia perfeitamente bem. Pelo menos nesse dia.


E para você que é um cara mais moderno, desapegado de preconceitos bobos, que gosta de apostar no novo, na moda, se destacar e causar a melhor das impressões, a maré está super pra peixe. Botas sociais, tênis, sapatos sem meia, gravatas coloridas, o céu é quase o limite.


Apesar de achar muito bonito ternos claros é importante ter cuidado em casamentos noturnos. Dependendo do tipo de cerimônia, se for algo muito contemporâneo e criativo, não tem muito com que se preocupar, mas se o casamento é mais formal você pode elevar a formalidade do tom com um blazer de abotoamento duplo ou debrum - essa moldura costurada em volta da peça que pode ser de outra cor ou material - e acessórios mais formais.


Na dúvida, visite boas lojas - mesmo que não possa bancar os trajes de lá - para consultar e apurar seu olhar. Ter uma diretriz é importante. Pergunte ao vendedor, mande suas dúvidas pro Trends, informe-se da melhor maneira e olhe muito no espelho. Seja crítico com sua imagem e com a imagem que quer passar. E saiba que nem sempre sua noiva é a pessoa ideal para te aconselhar nessa hora. Infelizmente, as mulheres ainda dominam pouco sobre moda masculina. 


Saiba quem você é e queira estar incrível nesse dia que também é o seu dia especial.
  

2 comentários:

Unknown disse...

Joãozinho então arrasou né Luts!! Até vc, a maga dos estilos aprovou! Seu blog tá um sucesso amiga! bjs

trensontherocks disse...

Joãozinho arrasou MASTER BLASTER Bilinha. Estava um verdadeiro deleite de casal. Incontestavelmente elegantes! Beijo e obrigada pelo carinho :)