outubro 08, 2013

ESTILO: Como Usar Terno Preto

Temporada de casamentos chega e os machos ficando desesperados para saber que roupa vestir e como dar um jeito naquele terno de sempre. E foi mais ou menos nessa onda que um leitor me procurou. A dúvida dele era com quais tons de camisa ele poderia usar com o seu terno preto de sempre.



A combinação mais comum e clássica é o P&B (preto e branco) que mesmo assim exige sua atenção à modelagem, tecido e acabamento. Você pode usar com uma gravata preta lisa ou, como no caso do Liam Hemsworth, com uma camisa de listras finas (a dele tem o colarinho branco, mas você pode colocar com a camisa que é toda listrada).




Outra opção é usar a gravata com estampa de listras, xadrez, bolinhas (poás), cashmere ou outra de sua preferência. Dessa forma você se diferencia sem muito esforço. E ainda com a camisa branca você tem a opção de escolher gravatas em tons como o bordeaux e o marinho.



Saindo do P&B nós chegamos aos escuros e primeiramente o preto total, total black, com ou sem gravata. É importante saber que apesar de tecidos com brilho muitas vezes estarem na moda, eu não recomendo que você compre um assim a não ser que vá investir também em um terno com tecido opaco. Vale combinar com camisas em tom de grafite (cinza bem escuro) ou gravatas.



Lembre-se que você tem opções de se diferenciar através das cores, mas também dos modelos de terno. Um terno bem ajustado ao seu corpo é fundamental para ter uma aparência mais elegante. A maioria dos homens não se importa com isso e acaba jogando todo os esforço por água abaixo.



Além do total black está em alta no momento a combinação do preto com marrom. Uma combinação que muita gente estranha, mas é interessante. O marrom preciso ser muito escuro e frio, ou seja, ter um fundo mais acinzentado que irá casar melhor com o preto. Ainda assim, a melhor combinação para o marrom é o azul marinho. Mas vale tentar e você pode inclusive usar apenas a gravata em marrom com terno e camisa pretos.



Agora entramos nas cores e não pense que só porque é preto é muito fácil. É fundamental estar ligado a como as cores ficam juntas, pergunte a alguém se você não tem muita noção, tire foto e mande para o Trends avaliar, ou entre em uma loja mais cara e consulte os vendedores. Mesmo que você não vá comprar nessa loja é bom olhar para perceber as diferenças de tons, acabamento e modelagem. Essa experiência também irá aos poucos ajudar você a aprimorar o seu olhar.



Tons de azul, rosa e lilás podem ser usados. Eu particularmente acho mais interessante os tons mais frios, mais acinzentados pelo motivo que já citei acima. Tons mais suaves são a escolha mais sensata, ainda mais considerando que a maioria dos homens não compram tanto assim para ter uma diversidade grande de camisas sociais.




A minha sugestão dessa vez foi com uma camisa azul clara que possui detalhes muito discretos em marinho. Combinei com um terno mais ajustado e de tecido fosco, um relógio grande e marcante, mas preto e com pulseira de couro de crocodilo, e sugeri dois modelos de sapatos: uma bota chelsea ou monkstrap (ou monk shoes). Gosto dos dois, mas acho as botas mais modernas e menos convencionais. Um detalhe que por si só fará a diferença.



Saindo das cores nós entramos nas estampas. Lembre-se: eventos sociais pedem estampas idem. Tons mais sóbrios e padrões menores que o normal são os mais indicados. Alguns homens são muito ligados na moda e têm ótimo senso de estilo, esses irão certamente conseguir fazer combinações um pouco mais ousadas com mais facilidade, mas o que pode acontecer é um tiro no pé, ou seja, ficar datado, ultrapassado e não antenado como desejava.



DICAS
Vale combinar camisas estampadas com gravatas estampadas, como vocês já viram na fanpage várias vezes, mas tente seguir algumas regrinhas:
1- As duas estampas devem ter uma cor em comum .
2- Observe se as estampas não estão se anulando e, para evitar isso é importante que uma delas sobressaia.
3- Camisas mais claras que gravatas são uma escolha mais segura, mas você pode quebrar a regra se é um cara que tem ótimo senso de estilo.
4- Estampas grandes nas camisas sociais vão deixar a sua produção mais casual. Lembra que falamos disso no post sobre o xadrez vichy?



SEJA VOCÊ
Evite excessos em geral. O bom senso é uma ótima regra para a maioria das pessoas. E saiba que mesmo o caminho mais seguro e clássico é cheio de possibilidades para que você se diferencie por aí. Vivemos uma era de excessos em relação a ousadia e estilo, mas muitas pessoas que são referência de elegância se vestem de forma clássica e sem grandes extravagâncias. Expresse quem você é. Nem mais e nem menos. Esta dica é preciosa para te diferenciar da maioria.



ATUALIZE-SE
Um terno preto fosco pode ser ajustado às mudanças do seu corpo durante alguns anos enquanto você atualiza apenas as camisas. No entanto, algum tempo não são 10 anos. Muitos homens querem ter apernas um terno (aquele herdado do pai) para ir a todos os casamentos e eventos sociais de sua vida. Não é preciso ser nenhum gênio para saber que isso não funciona, mas não se desespere. Você não precisa trocar de terno anualmente, mas a cada 2 ou 3 anos é bom. Pode manter o antigo guardado, principalmente se você tiver investido muito nele. Muitas vezes os ternos ficam com uma aparência de ultrapassados, mas vão acabar voltando à cena e então você volta a usá-los. Invista em modelos mais clássicos e observe sempre se o tecido não está com aparência de gasto devido ao uso excessivo. Detalhes como lapela, quantidade de botões e modelagem das calças mudam e é bom que você esteja atento.



Por fim lembre-se de que a moda existe para ajudar você a se expressar. Camisas sem gravata, sapatos sem meia, gravata borboleta, coletes sem terno, suspensórios, não faltam formas de você deixar o seu traje social com uma nova aparência. Saia da sua zona de conforto e aproveite os acessórios e variações que a moda masculina te oferece para ser a sua melhor, mais divertida e elegante versão.

Nenhum comentário: