dezembro 02, 2013

INSPIRAÇÃO: Camisas de Manga Curta No Trabalho

Não temos como negar que o Brasil é acima de tudo um país tropical e isso significa sobretudo um clima nada ameno durante a maior parte do ano. Dito isso o Trends tenta encontrar formas de inspirar vocês a se vestirem bem independente do clima. Tem coisas que não temos como mudar e, apesar de ser mulher e poder usar vestidos e blusas cavadas eu também sou uma pessoa que sinto um calor absurdo e acabo sofrendo bastante com as altas temperaturas, mas aprendi - especialmente ao longo do último ano - que estar arrumada não era tão impossível assim e que algumas concessões eu teria que fazer em busca de uma aparência mais adulta e profissional. Ou seja, você também pode!


As camisas de manga curta são muito populares entre os engenheiros, mas não são muito bem vistas na moda. No entanto, estamos vivendo uma época de maior aceitação dessa peça, especialmente devido à ode ao retrô (o looks remete aos anos 60 e engenheiros da NASA eram adeptos). Vale sempre a ideia de usar a camisa de manga longa com as mangas dobradas, algo que os brasileiros aderiram com prazer (em muito graças ao apresentador Luciano Huck que popularizou o jeitinho despojado de usar as camisas). 


Buscar tecidos mais finos e evitar o poliéster é importantíssimo. Se o tecido é de uma fibra que esquenta, pouco importa o tamanho da manga porque você irá sentir muito calor de todo jeito. Converse com os vendedores e se informe sobre os tecidos. Verifique as etiquetas das roupas (no verso todas as peças contam com uma etiqueta de composição que lista a composição daquele tecido) e procure fazer escolhas que não fazem bem apenas para o seu bolso, mas que farão sentir mais confortável no dia-a-dia.  


Abrir mão das meias e usar a barra da calça dobrada é uma boa ideia, mas se você é baixinho ou gordinho eu sugiro não dobrar a barra da calça. Nesses casos uma calça reta é a melhor opção para alongar a silhueta. Se a palmilha do seu sapato é de um material que não absorve o suor ao longo do dia você pode optar por comprar uma palmilha de tecido avulsa (à venda em lojas especializadas) para não sofrer com esse desconforto.


Vale usar gravata com camisa de manga curta, assim como vale usar colete e blazer. Estamos falando de temperaturas altas, mas muitos profissionais não podem abrir mão do terno. A camisa curta vale para vocês também, mas com o blazer por cima. 

Apesar de serem usadas com outras peças formais - e como vemos nas fotos ficar bem - a camisa de manga curta não é considerada uma peça formal da vestimenta masculina. Tenha cuidado se você trabalha em um ambiente assim e agradeça todas as noites ao inventor do ar-condicionado. Evite gravatas muito formais, de seda especialmente. 


DICAS
A principal dica para usar a peça atualmente é procurar camisas de caimento slim - slim não é justo, simplesmente mais ajustado ao corpo e não larga como muitos usam - e combiná-las com calças de corte reto mais slim. Gravatas mais finas também devem ser prioridade. 

E O COMPRIMENTO IDEAL DAS MANGAS?
O comprimento da manga deve ficar cerca de 7 centímetros acima do cotovelo.

Nenhum comentário: