janeiro 15, 2014

DICAS: O Guia Simples Dos Sapatos Masculinos

Para facilitar a sua vida e acabar de vez com essa história de que não tem opção de sapato pro seu "bom gosto", o Trends te apresenta um guia simples e rápido dos modelos de sapatos disponíveis para os machos.

Dos sociais aos casuais você vai encontrar pelo menos uns 4 modelinhos para gostar e cultivar no seu guarda-roupa né? A vida não é feita só de tênis e existem sim muitos sapatos confortáveis no mercado. Não desista no primeiro encontro. Persista e encontre os seus pares.


Nos modelos acima o Derby e o Monkstrap, assim como o loafer da esquerda, são boas opções para eventos sociais como casamentos, formaturas e outras ocasiões que exijam um visual mais alinhado. Isso não significa que eles não podem ser usados no dia-a-dia inclusive com jeans para produções que mesclam peças mais formais com outras casuais. Os outros 2 loafers são muito confortáveis e ficam muito bem em produções casuais. O do meio, o cinza, vai bem inclusive com bermudas.


Os 3 modelos acima poderão ser encontrados com design mais ou menos casual. Você pode achar que Derby, Brogue, Oxford e Wingtip são iguais, mas eles têm suas diferenças.

OXFORD X DERBY
A diferença entre esses dois está na amarração. A parte onde o cadarço se localiza e se prende, no peito do pé, é o que diferencia os dois modelos. No Oxford esta parte é fechada e dá menos flexibilidade, enquanto no Derby é separada e logo dá maior flexibilidade. O Derby irá se adaptar melhor a todo tipo de pé por conta desse pequeno detalhe.

BROGUE X WINGTIP
A diferença entre esses dois é muito simples. Brogue é qualquer sapato que possua furinhos no couro formando desenhos aleatórios ou não. Já o Wingtip é todo sapato que possui este recorte em W na frente. 

Um sapato como os das fotos que possuem além do recorte em W os furinhos no couro é conhecido como Full Brogue.


Partimos agora para as botas e o que nós brasileiros chamamos de dockside. A desert é uma bota mais casual, mas encontra-se modelos dela em couro e solado um pouco menos casual que a camurça e borracha da foto. Já a Chelsea é o modelo ideal para usar com ternos. Ela é conhecida por aqui como "botina" e coisa de gente da roça, mas na verdade é um sapato muito clássico que remete ao movimento Mod que teve origem no final dos anos 50 na Inglaterra. Os boat shoes - ou docksides por aqui - são um modelo prático para dias de calor e dias de chuva. Casuais eles podem ser combinados com bermudas, jeans e calças chino.


Por fim temos uma linha toda casual que vai a diferentes ocasiões. Vale ressaltar e muito quais os tipos de tênis devem ser usados apenas para práticas esportivas. Grande parte da população masculina brasileira comete este erro - me parece algo que herdamos da nossa influência americana porque por lá o erro também é bem comum - mas espero que a partir de agora vocês abandonem este erro em um passado distante. 

Os tênis básicos, com pegada retrô ou não, são os ideais para usar em qualquer saída que não seja a academia. Se tem preconceito com sandálias saiba que é uma bobeira. Procure modelos de couro liso ou camurça e design mais sofisticado - como o da foto - para usar no final de semana em dias de mais calor, na praia e outros eventos descontraídos. E para quem quiser apostar nas alpargatas fique à vontade! O modelo já há algum tempo vem "bombando" no street style em todo o mundo. Ótima opção para o calor, mas não vale pro trabalho (a não ser que você trabalhe em um ambiente extremamente descolado).

Gostou? Confira outras dicas de estilo no Facebook do Trends.

Nenhum comentário: